Limpa os float da busca
Anuncie aqui!

Lil' Wayne

Categoria:
Lil' Wayne, nome artístico de Dwayne Michael Carter, Jr., (27 de Setembro de 1982 em Nova Orleans, Louisiana) é um rapper estadunidense. Lil Wayne também é conhecido como Birdman J.R., Raw Tune, Weezy F. Baby, Weezy, ou Dwayne Carter. Seus rappers favoritos são Tupac Shakur, Eminem, Pimp Daddy, U.N.L.V., Jay Nano, Big Pun e Jay-Z, além do rapper underground JO$H.



Carreira

Assinou com a Cash Money Records quando ainda estava no ginásio.Depois de ver Wayne usando as cores das gangues locais,sua mãe melou seu contrato com a gravadora. Fugiu de casa com a arma de seu padrasto. Enquanto brincava com a pistola, o rapper atirou no seu próprio peito e por pouco não morreu. Quando acordou no hospital, disse às autoridades que a arma era de seu padrasto, que foi preso por porte ilegal. Após algum tempo na cadeia,seu padrasto foi sequestrado e assassinado. A essa altura, já tinha uma grande tatuagem em seu peito com as inscrições "Bang Bang", uma referência ao tiro que deu em si mesmo, além de ter a inscrição "In Memory of Rabbit,It's Up To Me" tatuada em seu braço, uma homenagem ao seu falecido padrasto.
Dwayne Carter cita artistas da Cash Money como Pimp Daddy e U.N.L.V como suas primeiras influências no Rap. Com 11 anos de idade deixou a escola para buscar uma carreira no rap. Depois de conhecer "Ronald Slim Brian Baby" mais conhecido por Birdman, assinou contrato com ele. Em 1995,com 12 anos de idade, lança seu álbum de estréia,"True Story".
O álbum surpreendeu pela maturidade de Wayne. Ele não abordava problemas de adolescentes como os álbuns de Bow Wow e outros rappers da mesma faixa etária.
Em 1997, compôs o grupo Hot Boys com Juvenile, Turk e B.G. Juntos lançaram seu primeiro álbum,"Get It How You Live".
Aos 16 anos, lança o álbum solo "Tha Block Is Hot" em 1999, que contou com participações dos Hot Boys.O trabalho foi seguido por "Lights Out" em 2000 e "500 Degreez", uma alusão ao álbum de Juvenile, "400 Degreez",em 2002.
Em 2004, lança o álbum "Tha Carter",o álbum fez com que Lil' Wayne se tornasse mais famoso como liricista fora do sul, pois nessa época, os rappers do sul eram estereotipados por terem pouca ou nenhuma habilidade lírica.
Em 6 de Dezembro de 2005, lança "Tha Carter II" que solidificou sua posição como rapper contemporâneo. \O álbum vendeu mais de 238.000 cópias, estreando em segundo no Billboard Top 200 e ganhando Platina. O principal single do álbum,"Fireman" se tornou um hit nos estados unidos,alcançando a posição #32 no Billboard Hot 100.O segundo single,"Grown Man" não fez tanto sucesso devido a falta de publicidade e por não ter um clip. O terceiro single,"Hustlers Musik" teve um clip dedicado a ele,mas não obteve muito sucesso,tendo pouca repercussão.
Em 2005, fundou a gravadora Young Money Entertainment.
Em 2006, lançou um álbum em parceria com Birdman,"Like Father,Like Son".O single "Stuntin' Like My Daddy" chegou na posição #21 do Billboard Hot 100.
Em 10 de Junho de 2008, lança "Tha Carter III" que vende mais de um milhão de cópias apenas na primeira semana, sendo o primeiro álbum a estreiar vendendo 1 milhao na primeira semana desde o álbum "The Massacre" de 50 Cent,em 2005. O primeiro single do álbum,"Lollipop", que tem a participação de Static,alcança o topo das paradas nos estados unidos e faz sucesso no mundo todo.O segundo single,"Got Money", tem a participação de T-Pain e alcança o décimo lugar no billboard hot 100.O terceiro single, "A Milli" alcança o sexto lugar no billboard 100.O quarto single,"Mrs. Officer",com a participação de Bobby Valentino alcança a décima sexta posição no billboard Hot 100.
O trabalho rendeu ao artista vários grammys e prêmios.


Família

Tem 4 filhos. A primogênita, Reginae, nasceu quando ele tinha 15 anos, com sua então namorada Antonia "Toya" Carter. Wayne e Toya casaram no Dia dos Namorados de 2004 e se divorciaram em 2006. Seu segundo filho, Dwayne III, nasceu em 22 de outubro de 2008 na Christ Hospital, em Cincinnati. Seu terceiro filho, Lennox Samuel Ari, com a atriz Lauren London, em 9 de setembro de 2009. O seu quarto filho, Neal, com a cantora Nivea B. Hamilton, nasceu em 30 de novembro de 2009.


Créditos:

Bibliografia do Wikipédia



0 comentários:

Postar um comentário